O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (2/4) uma nova rodada de tarifas contra diversos países, incluindo o Brasil. Em sua rede social Truth Social, o republicano chamou a data de “Dia da Libertação na América” e reforçou que uma nova onda de tarifaços será implementada.

“É dia da libertação na América”, escreveu Trump.

O que está acontecendo

  • Trump já impôs uma tarifa de 25% sobre o aço e o alumínio brasileiros.

  • Agora, prometeu novas tarifas sobre produtos do Brasil e de outros países.

  • No relatório anual sobre barreiras comerciais, divulgado na segunda-feira (31/3), o governo dos EUA classificou o Brasil como um dos países que aplicam políticas protecionistas prejudiciais aos exportadores estadunidenses.

  • Como resposta, o Senado Federal aprovou, na terça-feira (1º/4), o Projeto de Lei (PL) nº 2088/23, conhecido como PL da Reciprocidade Econômica.

  • A Câmara dos Deputados pode votar o projeto ainda nesta quarta-feira (2/4).

Trump critica aliados

Ao justificar as novas tarifas, Trump alfinetou aliados, afirmando que muitos deles se comportam como inimigos dos Estados Unidos.

“Este é o começo do Dia da Libertação na América. Vamos cobrar dos países por fazerem negócios em nosso país e tirarem nossos empregos, nossa riqueza, muitas coisas que eles vêm tirando ao longo dos anos. Eles tiraram muito do nosso país, amigos e inimigos. E, francamente, amigos têm sido muitas vezes muito piores do que inimigos”, declarou o presidente.