
Em reunião reservada com líderes do Senado na noite desta terça-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou sua candidatura à reeleição em 2026.
Lula demonstrou confiança na vitória, apesar da alta rejeição de 56% apontada pela última pesquisa Genial/Quaest. Senadores presentes o descreveram como “candidatíssimo”, “alegre” e “disposto” para um novo mandato.
O presidente avaliou que a inflação – que desacelerou para 0,64% em março – impacta sua popularidade e reforçou a necessidade de reduzir a taxa básica de juros, atualmente em 14,25%.
Também reafirmou apoio a senadores aliados que disputarão a reeleição e prometeu conversas individuais com cada um para fortalecer a base no Senado.
Durante o encontro, após uma breve fala do presidente Davi Alcolumbre (União-AP), parlamentares apresentaram demandas. Os senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Eduardo Braga (MDB-AM) cobraram ações sobre a BR-319, conhecida como “Rodovia da Lama”, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO). Lula reafirmou seu compromisso com o asfaltamento da rodovia, promessa feita no ano passado.