O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (8), durante evento do setor da construção civil em São Paulo, que deseja fazer do seu terceiro mandato o melhor de todos — e aproveitou para brincar com o desempenho do Corinthians, time do qual é torcedor.

“Eu não voltei a ser presidente pela terceira vez para fazer um governo pior do que fiz no primeiro. Eu não sou que nem o Corinthians, que vai para a Libertadores e já perde logo no começo. Eu quero é ser campeão desse negócio”, afirmou, arrancando risos da plateia.

Lula reforçou a metáfora: “Quero ganhar a Libertadores, ser campeão do mundo. E só serei se o Brasil for.”

Durante a abertura do 100º Encontro Internacional da Indústria da Construção, realizado na zona sul da capital paulista, o presidente destacou que seu governo tem como objetivo melhorar o padrão de vida da população: “Quero entregar este país com condições para que nossos filhos e netos tenham padrão de classe média.”

Críticas a Trump e política global

Lula também aproveitou o discurso para criticar as recentes medidas adotadas pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump, que anunciou tarifas comerciais contra cerca de 180 países, reacendendo temores de uma guerra comercial internacional.

“Eu estou vendo o comportamento do presidente Trump. Não sei o que vocês pensam, mas acho que não vai dar certo. Ninguém dá um cavalo de pau num transatlântico carregado daquele jeito. Ninguém governa o mundo ignorando quase 200 países”, disse.

O presidente estava acompanhado dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil) e Jader Filho (Cidades).