
O vereador Guilherme Kister (Novo), de Curitiba, usou as redes sociais nesta terça-feira, 15, para destacar o que considera uma incoerência do deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ). Segundo Kister, enquanto Braga protesta contra o processo que pode cassar seu mandato, já defendeu a cassação de pelo menos 11 adversários políticos ao longo de sua trajetória no Congresso.
Na publicação, intitulada “Glauber Braga: cassação para os outros, justiça para mim!”, o vereador detalha uma série de iniciativas do deputado do Psol pedindo a perda de mandato de outros parlamentares. O primeiro caso citado é de 2016, quando o Psol protocolou no Conselho de Ética da Câmara uma representação contra o então deputado Eduardo Cunha (MDB-RJ) — o mesmo órgão que, na última quarta-feira, 9, aprovou relatório favorável à cassação de Braga. Agora, a decisão cabe ao plenário.
Glauber Braga é acusado de agredir um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), em abril de 2024. Desde a recomendação de cassação, o deputado iniciou uma greve de fome em protesto. Nesta segunda-feira, 14, aliados relataram sinais de fraqueza física. Mesmo assim, Braga permanece dormindo nas dependências da Câmara.