As universidades em Manaus, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), suspenderam suas atividades acadêmicas devido à paralisação do transporte coletivo na capital nesta quarta-feira (16).

Em comunicado publicado nas redes sociais, a UEA informou que as atividades acadêmicas estariam suspensas devido à greve parcial dos ônibus. A Ufam, por sua vez, optou por realizar suas atividades acadêmicas e administrativas de forma remota, conforme anunciado em nota oficial na noite de terça-feira (15).

A greve do transporte coletivo, que começaria às 4h desta quarta-feira (16), prevê 30% da frota nas garagens até 9h, com 70% dos ônibus circulando nesse horário, e 50% a partir das 9h até as 18h. O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo Urbano e Rodoviário de Manaus e Região Metropolitana mantém a paralisação parcial em razão de discordâncias com a proposta apresentada pelo executivo municipal, considerada prejudicial à categoria.

A Ufam já havia cancelado as aulas presenciais na tarde e noite de terça-feira (15) devido à greve dos ônibus, e as universidades optaram por adotar alternativas remotas para garantir a continuidade das atividades acadêmicas.