
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou como “abominável” a situação enfrentada pela deputada Érika Hilton (PSol-SP), após o governo dos Estados Unidos emitir seu visto de entrada com o gênero masculino. A parlamentar discutiu o caso com o presidente na manhã desta quinta-feira (24/4).
Lula condenou a ação e afirmou: “O que aconteceu com você, na minha opinião, é abominável”. Ele também criticou a ingerência do governo norte-americano em assuntos internos do Brasil e pediu que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se pronuncie oficialmente sobre o incidente.
O presidente sugeriu ainda que o parlamento brasileiro se manifeste em relação ao ocorrido, ressaltando a importância de um protesto formal da Câmara dos Deputados brasileira para a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos e do Senado.
Lula reforçou a defesa da soberania brasileira, afirmando que a deputada apenas solicitou um passaporte para viagem e não uma mudança de sexo. “Isso é defender a soberania do Brasil. É o mínimo que esperamos”, concluiu o presidente.







