A Justiça do Amazonas decidiu manter em liberdade a blogueira Rosa Tavares, acusada de atropelar e matar o personal trainer Talis Roque da Silva, de 31 anos, em agosto de 2023, no Conjunto Vieiralves, em Manaus. Apesar disso, ela está proibida de sair do país e deve entregar seu passaporte em até cinco dias, sob pena de multa diária de R$ 10 mil, limitada a 30 dias.

A decisão foi publicada na segunda-feira (28) e também negou o pedido de absolvição apresentado pela defesa da influencer. O processo segue para a fase de audiência de instrução e julgamento, ainda sem data definida.

Segundo os autos, o acidente ocorreu em 31 de agosto de 2023, quando Rosa dirigia um Volkswagen Taos e tentou fazer uma conversão, atingindo a motocicleta pilotada por Talis. O impacto lançou a vítima próximo a uma esquina, e ele não resistiu aos ferimentos.

A Justiça considerou válidas as imagens de câmeras de segurança como prova e rejeitou o pedido para que o caso tramitasse em segredo de Justiça, além de recusar novo exame pericial e reconstituição do acidente.

Rosa Tavares responde por homicídio culposo na direção de veículo, quando não há intenção de matar, mas há imprudência, negligência ou imperícia. A determinação para entrega do passaporte foi reforçada após a blogueira ter deixado o país em maio de 2023 com destino a Paris, dificultando sua localização durante o processo.