A manifestação pró-anistia realizada em Brasília nesta quarta-feira (7) reuniu cerca de 4 mil pessoas, segundo o monitoramento da Universidade de São Paulo (USP). O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve presente, apoiando o PL da Anistia, que visa beneficiar condenados pelos atos antidemocráticos do 8 de Janeiro.

Durante o ato, liderado por figuras como o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, o pastor Silas Malafaia, e Bolsonaro, os discursos alinharam-se a favor da continuidade do PL da Anistia. Valdemar, porém, contestou os números da USP, afirmando que o evento contou com 10 mil participantes, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL) classificou o ato como “impressionante”.

O evento também reforçou o apoio dos parlamentares à manutenção do PL da Anistia “na íntegra”, em oposição à chamada “anistia alternativa” proposta pelo presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP). A proposta de Alcolumbre, que visa atenuar as penas dos condenados de menor envolvimento nos atos de 8 de Janeiro, gerou divisão, já que a oposição busca um foco maior nas penas mais severas para os principais responsáveis, sem incluir figuras como Bolsonaro.

A proposta de anistia alternativa, que conta com a anuência do Supremo Tribunal Federal (STF), foi apresentada pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE) e tem como objetivo reduzir as penas de reclusão para condenados de menor importância, priorizando punições mais severas para os articuladores da tentativa de golpe.