
O novo presidente do INSS, Gilberto Waller Junior, determinou o bloqueio de novos descontos de empréstimo consignado para todos os beneficiários, independentemente da data de concessão do benefício. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (8) e segue diretrizes do Tribunal de Contas da União (TCU) para coibir fraudes.
Segundo o despacho, o desbloqueio poderá ser feito pelo próprio segurado, conforme os serviços disponíveis no INSS para esse fim.
A medida ocorre após o TCU rejeitar recursos da antiga gestão do INSS e de entidades sindicais, mantendo acórdão que exige mais rigor na autorização de descontos em benefícios previdenciários. A Corte já havia apontado, em 2024, que nem todos os abatimentos haviam sido autorizados pelos aposentados.
Em junho daquele ano, o TCU determinou que novos descontos de associações só poderiam ser feitos mediante assinatura eletrônica avançada e biometria, ou com a comprovação dos documentos exigidos. Mesmo assim, a gestão anterior do INSS continuou permitindo os descontos.