xr:d:DAGBYNedej0:3,j:9030140982549716199,t:24040317

Na manhã desta segunda-feira (12), o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) iniciou a instalação de 20 novos pontos de fiscalização eletrônica em diferentes vias de Manaus. A medida, segundo o órgão, tem como objetivo reforçar a segurança no trânsito e combater infrações. No entanto, motoristas já começam a criticar a ação, levantando a hipótese de uma “máfia das multas” em resposta ao aumento da fiscalização.

Os novos equipamentos entrarão em operação no dia 1º de junho, dando aos condutores o tempo necessário para se adaptarem às novas regras. A fiscalização será reforçada por 13 radares fixos, com a mesma tecnologia de leitura automática de placas já utilizada na Avenida do Turismo. Além disso, a cidade contará com duas lombadas eletrônicas e cinco radares para avanço de sinal vermelho.

Os locais escolhidos para a instalação dos dispositivos foram definidos a partir de estudos técnicos, que identificaram áreas com altos índices de tráfego e ocorrências de acidentes. A partir de junho, as autuações serão emitidas para motoristas que ultrapassarem os limites de velocidade ou cometerem outras infrações nas vias monitoradas.

Confira os locais de instalação dos novos equipamentos:

  • Radares de Velocidade: Avenida Santos Dumont, Avenida Torquato Tapajós, Avenida Coronel Teixeira, Avenida das Torres, Avenida Autaz Mirim, entre outras.

  • Lombadas eletrônicas: Avenida Ephigênio Salles e Avenida Rodrigo Otávio.

  • Radares de avanço de sinal vermelho: Avenida Codajás, Avenida Paraíba, Avenida André Araújo, entre outras.

A implementação desses novos pontos de fiscalização eletrônica tem gerado controvérsia, com motoristas questionando se as medidas visam mais à arrecadação do que à segurança real no trânsito.