O funeral do ex-presidente uruguaio José Mujica foi adiado nesta quarta-feira (14) para permitir a presença do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Montevidéu. Segundo o jornal El Observador, o velório, previsto para terminar às 15h desta quinta (15), foi prorrogado por duas horas para aguardar a chegada de Lula.

Milhares de uruguaios acompanharam nesta quarta o cortejo fúnebre pelas ruas da capital. O caixão seguiu em uma carroça puxada por cavalos, em uma despedida marcada por emoção, gritos de “Obrigado, Pepe!” e camisetas com frases do ex-guerrilheiro, como “No me voy, estoy llegando” (Não estou indo embora, estou chegando).

Mujica, ícone da esquerda latino-americana, morreu na terça-feira (13), aos 89 anos, vítima de câncer no esôfago. O velório, aberto ao público, acontece no Congresso, onde milhares prestam as últimas homenagens. O governo decretou três dias de luto oficial.

Após o velório, o corpo será cremado e enterrado em sua chácara em Rincón del Cerro, ao lado de sua cachorrinha Manuela, que morreu em 2018, aos 22 anos, cumprindo seu último desejo.