Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) negou, nesta sexta-feira (16/5), qualquer participação na tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023, alegando que estava na Disney, nos Estados Unidos, durante os atos antidemocráticos.

Em uma live na rádio Auri Verde Brasil, Bolsonaro ironizou o episódio, chamando-o de “golpe da Disney” e brincou: “Eu, com 40 anos de cadeia no lombo, não tenho recurso para lugar nenhum, eu vou morrer na cadeia. Qual crime? Crime impossível, golpe da Disney. Junto com o Pateta, com a Minnie e com o Pato Donald, que eu estava lá em Orlando, programou esse golpe aí.”

O ex-presidente também afirmou que não pretende deixar o Brasil e declarou que, se for necessário, pode ser preso. Aos 70 anos, ele disse que morreria na cadeia caso fosse condenado.

Bolsonaro é réu em processo que investiga uma suposta trama golpista de 2022, que teria o objetivo de impedir a posse do presidente Lula. Ele é acusado de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado por violência e grave ameaça contra o patrimônio público, além de deterioração de patrimônio tombado.

Se condenado, pode ser condenado a mais de 40 anos de prisão.