
Brasil – Mais de 436 mil famílias que vivem em cidades atingidas por desastres naturais vão receber, nesta segunda-feira (dia 19), o pagamento unificado do Bolsa Família. A medida do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) beneficia moradores de 168 municípios brasileiros com situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos pelo governo federal.
O repasse ultrapassa R$ 295,7 milhões e permite que os beneficiários movimentem os recursos sem seguir o calendário tradicional, que é escalonado conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS).
A ação emergencial vale por dois meses e pode ser prorrogada, caso o município renove o pedido junto ao MDS. Além da antecipação do pagamento, os beneficiários dessas localidades podem sacar os valores mesmo sem cartão ou documentos, mediante apresentação de uma Declaração Especial de Pagamento (DEP) emitida pela prefeitura.
Sete estados são contemplados
O pagamento unificado vai contemplar municípios de sete estados: São Paulo, Paraná, Sergipe, Amazonas, Roraima, Rio de Janeiro e Piauí. Este último é o mais afetado, com 129 municípios em situação de emergência ou calamidade.
No Rio de Janeiro, os beneficiários de Angra dos Reis e Petrópolis também poderão acessar o benefício antecipadamente. No Paraná, a medida abrange 12 cidades, incluindo Guaratuba, Paranaguá e Morretes. Já no Amazonas, nove municípios como Barcelos, Humaitá e São Gabriel da Cachoeira estão contemplados.
Roraima terá seis cidades com pagamento unificado, entre elas Boa Vista e Caracaraí. No estado de São Paulo, os moradores de Cachoeira Paulista e Iepê terão acesso ao benefício unificado. Em Sergipe, oito municípios, incluindo Canindé de São Francisco e Poço Verde, estão na lista.
Apoio às famílias afetadas
Além da antecipação, o MDS determinou a prorrogação de prazos para atualização cadastral nos casos de averiguação e revisão cadastral, o que evita o bloqueio ou cancelamento indevido dos benefícios.
As medidas fazem parte de uma operação especial do governo federal para garantir apoio às famílias afetadas por enchentes, deslizamentos e outros desastres climáticos. A lista completa dos municípios beneficiados pode ser consultada no site do MDS.