A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, será agraciada nesta terça-feira (20) com a mais alta honraria da cultura brasileira: a medalha da Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cultural. A premiação será entregue pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, em cerimônia no Rio de Janeiro.

Janja será condecorada ao lado de nomes como a atriz Fernanda Torres e o cineasta Walter Salles, diretor do filme Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025. Também receberão a Grã-Cruz artistas como Xuxa Meneghel, Alceu Valença, Alcione, Chitãozinho e Xororó, além de homenagens póstumas a Beth Carvalho, Aldir Blanc e Paulo Gustavo.

Outras personalidades serão reconhecidas com o grau de Comendador, como Tony Bellotto, Osmar Prado, Preta Gil, Camila Pitanga, Kleber Lucas e Lilia Schwarcz.

Com o tema “40 anos do MinC: Democracia e Cultura”, a solenidade marca a retomada da premiação após seis anos de interrupção — a última edição foi realizada em 2019, antes de ser suspensa durante o governo Bolsonaro. A cerimônia também celebra a reinauguração do Palácio Capanema, no Rio, restaurado pelo Iphan após ampla reforma.