As autoridades alfandegárias da Espanha apreenderam 170 quilos de cocaína ocultos em conversores catalíticos de veículos enviados do Brasil. A carga chegou ao porto de Alicante, no leste do país, e a operação resultou na prisão de dois suspeitos por tráfico de drogas, crimes contra a saúde pública e participação em organização criminosa.

A investigação começou em 2023, após autoridades espanholas identificarem importações suspeitas de conversores catalíticos brasileiros. A análise dos dados comerciais levou à identificação de uma empresa com atividade incompatível com o volume de importações, o que chamou a atenção dos investigadores.

A partir disso, a polícia conseguiu mapear os integrantes de um suposto grupo criminoso sediado em Callosa del Segura (Alicante), segundo comunicado da Agência Tributária espanhola divulgado nesta terça-feira (27). O grupo utilizava uma rede empresarial para alugar galpões industriais que funcionariam como centros de distribuição da droga.

Os sócios e diretores dessas empresas também foram identificados como membros da quadrilha, que estaria sob o comando de um líder atualmente foragido na América do Sul.

Em abril deste ano, um novo contêiner vindo do Brasil foi interceptado. As peças apresentavam as mesmas características das importações anteriores, o que levou à inspeção do material. Técnicos abriram os conversores catalíticos e encontraram a droga escondida no interior de vários deles.

O valor estimado da cocaína apreendida ultrapassa 5 milhões de euros, o equivalente a cerca de R$ 32,1 milhões.