A Renault anunciou nesta quinta-feira (5/6) o recall dos modelos Kwid e Duster devido a problemas no eixo traseiro dos veículos.

Segundo a montadora, será necessária a inspeção e, se preciso, a substituição do suporte do eixo traseiro, que pode apresentar fissuras e aumentar o risco de acidentes.

“Em situações extremas, essa falha pode elevar a chance de acidentes, com possíveis danos físicos e materiais ao motorista, passageiros e terceiros”, alerta a Renault.

Detalhes do reparo

O eixo traseiro do Kwid e do Duster conta com barras de torção que ligam as rodas traseiras ao chassi. O tempo estimado para a inspeção e eventual conserto varia entre 30 minutos e 8 horas.

A montadora fará o reparo gratuitamente e convoca todos os proprietários desses modelos a realizarem o serviço. No Duster, o problema pode ser mais grave: “Devido a uma falha no processo de usinagem das roscas, algumas fixações do rolamento do eixo traseiro à carroceria podem estar soltas ou ausentes, o que pode causar a desconexão do eixo com o chassi”, explica a empresa.

Modelos convocados

Renault Kwid

  • Chassis: J000006 a J986154

  • Fabricados entre 5/5/2021 e 12/5/2023

Renault Duster

  • Chassis: J060924 a J187197

  • Fabricados entre 16/9/2024 e 6/12/2024

Como agendar o reparo

Os proprietários podem agendar a inspeção pelo SAC da Renault, telefone 0800-055-5615, ou pelo site oficial:

  1. Acesse a página de recall da Renault.

  2. Informe o número do chassi (VIN) ou, se não souber, digite a placa para localizar o chassi.

  3. Se o veículo estiver no recall, siga as instruções para agendar o serviço em uma concessionária próxima, informando bairro e cidade.

  4. Ligue para a concessionária escolhida e marque o horário para o reparo.

O serviço é gratuito e obrigatório para garantir a segurança dos veículos.