Em artigo publicado nesta segunda-feira (9), a Bloomberg afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já considerado “o político mais popular da Terra” por Barack Obama, está em queda livre política e perdeu o rumo. A análise critica sua atuação internacional e aponta desgaste crescente dentro e fora do país.

Segundo a agência, Lula mergulhou em disputas geopolíticas, fazendo “um desafio direto a Donald Trump” no embate entre EUA e China, mas hoje vive um cenário doméstico desfavorável. A publicação diz que sua imagem global contrasta com a crise interna.

— Se essa postura o transformou em astro global no passado, agora mascara uma realidade dura: no Brasil, Lula está se desintegrando — diz o texto.

A Bloomberg destaca que a desaprovação ao presidente cresce, sua popularidade está entre as mais baixas de seus mandatos, e investidores já descartam uma possível recuperação do governo. O clima entre assessores e aliados é de desalento, com temores de que a trajetória política de Lula esteja caminhando para um fim melancólico.

A agência aponta ainda que a percepção negativa é agravada por estagnação econômica, ausência de propostas ousadas e demora para conter os problemas que afetam a base eleitoral do petista — especialmente diante da alta da inflação. Para interlocutores próximos, o problema central seria o próprio Lula.