A Seleção Brasileira venceu o Paraguai por 1 a 0 nesta terça-feira (10), na Neo Química Arena, e confirmou sua classificação para a Copa do Mundo de 2026. O duelo foi válido pela 16ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas.

No dia em que Carlo Ancelotti completou 66 anos e fez sua estreia em solo brasileiro como técnico da Amarelinha, a equipe manteve a tradição: segue como a única seleção a disputar todas as edições do Mundial. Antes da partida, um mosaico nas arquibancadas homenageou o treinador com a frase “Parabéns, Carletto”.

Domínio do início ao fim

Diante de 46.316 torcedores, o Brasil impôs ritmo intenso desde o apito inicial, com marcação alta e pressão constante. O Paraguai pouco conseguiu criar, sendo forçado a rifar bolas e errar passes na saída de jogo.

As chances brasileiras começaram cedo. Aos 11 minutos, Vini Jr perdeu boa oportunidade após cruzamento de Matheus Cunha. Aos 27, foi Cunha quem desperdiçou, cabeceando mal após assistência de Martinelli.

O Paraguai só teve respiro entre os 28 e 33 minutos, quando Cáceres finalizou com perigo e obrigou Alisson a se movimentar. Mas a resposta brasileira veio logo: aos 43, Cunha desarmou a zaga na entrada da área e cruzou rasteiro para Vini Jr abrir o placar.

Na etapa final, o Brasil manteve o controle, mas com menos intensidade. Bruno Guimarães quase ampliou aos 13 minutos, mas Cáceres salvou em cima da linha. O restante do jogo teve poucas chances claras.

Com o resultado, o Brasil chegou a uma pontuação que torna impossível ser ultrapassado pela seleção atualmente na zona de repescagem, a Venezuela, e carimbou o passaporte para o Mundial de 2026, que será disputado nos Estados Unidos, México e Canadá.