O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou um novo ato político em São Paulo. Em vídeo divulgado nesta segunda-feira (16) pelo pastor e aliado Silas Malafaia, Bolsonaro convoca seus apoiadores para uma manifestação na Avenida Paulista no próximo dia 29 de junho, às 14h.

Com duração de cerca de 11 segundos, o vídeo traz uma fala rápida de Bolsonaro: “A luta continua por democracia, por liberdade, por justiça. Compareça.” A postagem termina com uma montagem de declarações antigas do ex-presidente e uma foto com o lema “Tô chegando”.

Malafaia também foi o principal organizador do ato anterior pró-Bolsonaro na capital paulista, realizado em 6 de abril. Segundo um levantamento do Monitor do Debate Político do Cebrap e da ONG More in Common, aquele evento reuniu aproximadamente 44,9 mil pessoas no pico, por volta das 15h44, com base em fotos aéreas analisadas por inteligência artificial.

O episódio do “Popcorn and Ice Cream”

Durante o ato de abril, Bolsonaro tentou se comunicar com o público internacional e arriscou uma frase em inglês de cima de um carro de som. Criticando o Supremo Tribunal Federal (STF), ele afirmou que a Corte estaria condenando pessoas simples, como vendedores de pipoca e sorvete, por tentativa de golpe de Estado.

“Eu não falo inglês, uma grande falha da minha formação, mas quero dar um recado para o mundo e depois eu faço a tradução para vocês: ‘Popcorn and ice cream seller sentenced for a coup d’état in Brazil’. Ou seja, sorveteiro e pipoqueiro dando golpe de Estado no Brasil. É uma vergonha”, disse Bolsonaro na ocasião.

A declaração gerou repercussão nas redes sociais. No X (antigo Twitter), o termo “popcorn” ficou entre os mais comentados logo após o evento. Usuários ironizaram a fala do ex-presidente e fizeram memes sobre a tentativa de Bolsonaro de se comunicar em inglês.

Reaproximação entre Michelle e Carlos Bolsonaro

O evento de abril também chamou atenção pela inesperada aproximação entre Michelle Bolsonaro e Carlos Bolsonaro. Durante a manifestação, o senador Flávio Bolsonaro, os vereadores Carlos e Jair Renan Bolsonaro também estiveram presentes, atendendo ao chamado de Michelle para uma foto em família.

Carlos, que já teve desentendimentos públicos com a ex-primeira-dama, retribuiu o gesto com um abraço, em uma cena que surpreendeu o público. O momento contrastou com declarações anteriores de Michelle, que havia dito que não fazia questão de conviver com o filho 02 do ex-presidente.

Já Eduardo Bolsonaro, que atualmente vive nos Estados Unidos com a família e está licenciado da Câmara, não participou do ato, alegando “perseguição política”. O nome de Eduardo também foi lembrado nas redes, com internautas recordando quando Bolsonaro o defendeu como possível embaixador afirmando que ele “fritou hambúrguer nos Estados Unidos”.