
O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), que tem como vice-presidente Frei Chico, irmão de Lula, pressionou o governo federal no início do atual mandato para facilitar descontos automáticos nos contracheques de beneficiários do INSS, sem necessidade de autorização prévia dos aposentados e pensionistas.
Segundo informações do site Metrópoles, em um ofício assinado em janeiro de 2023 pelo então presidente do sindicato, João Batista Inocentini, o Sindnapi pediu ao Ministério da Previdência, comandado por Carlos Lupi (PDT), autorização para realizar os descontos até mesmo sobre os pagamentos do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade.
A proposta, no entanto, foi barrada, já que a legislação proíbe qualquer desconto direto nos benefícios assistenciais. Mesmo assim, a articulação expôs a tentativa do sindicato de ampliar sua arrecadação afetando justamente os mais pobres.
Frei Chico, que integra a direção do Sindnapi desde 2008, ocupa hoje a vice-presidência da entidade. Após a morte de Inocentini, em 2023, a presidência foi assumida por Milton Cavalo. Em nota, o sindicato tentou minimizar a manobra dizendo que “é natural que as lideranças apresentem suas pautas ao novo governo”.