O Brasil formalizou à Fifa, nesta sexta-feira (20), seu interesse em sediar a Copa do Mundo de Clubes de 2029, segundo comunicado divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Fontes da imprensa apontam que a Espanha também está na disputa para receber o torneio, mas a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) ainda não confirmou oficialmente a candidatura.

O presidente da CBF, Samir Xaud, reuniu-se nos Estados Unidos com o presidente da Fifa, Gianni Infantino, durante o Mundial de Clubes em andamento, que conta com 32 equipes de várias partes do mundo.

Na conversa, Xaud declarou que o Brasil está “à disposição da entidade máxima do futebol para sediar a Copa do Mundo de Clubes de 2029”. Segundo o comunicado, Infantino recebeu a proposta com entusiasmo, afirmando que o país tem condições reais de sediar o evento. “Agora é trabalhar para que tudo aconteça. Vai ser um golaço”, destacou o dirigente.

Até o momento, a Fifa não definiu o cronograma nem os critérios para a escolha da sede da competição.

Samir Xaud assumiu a presidência da CBF em 25 de maio, pouco antes da chegada do técnico italiano Carlo Ancelotti à seleção brasileira. Médico de 41 anos, Xaud foi eleito como candidato único, apesar da resistência de vários clubes do Brasileirão.

Seu antecessor, Ednaldo Rodrigues, foi afastado em 15 de maio após denúncias de irregularidades em acordos para permanecer no comando da confederação.

Vale lembrar que o Brasil sediou a Copa do Mundo masculina em 2014 e será o país anfitrião da Copa do Mundo feminina em 2027.