A atriz Fernanda Torres, indicada ao Oscar de melhor atriz por sua atuação em Ainda Estou Aqui, foi oficialmente convidada nesta quinta-feira (26) a integrar o corpo de votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood — entidade responsável pelo Oscar.

Além dela, outros profissionais brasileiros também foram chamados a fazer parte do seleto grupo, como o diretor de fotografia Adrian Teijido, a figurinista Claudia Kopke, a produtora Maria Carlota Bruno, os roteiristas Murilo Hauser e Heitor Lorega, e os cineastas Daniela Thomas, Gabriel Mascaro e Daniel Filho.

— Esses profissionais excepcionalmente talentosos têm demonstrado um compromisso profundo com o cinema e contribuíram de maneira significativa para a indústria global — destacaram, em nota conjunta, o CEO da Academia, Bill Kramer, e a presidente da instituição, Janet Yang.

A nova lista de convidados reúne nomes de destaque internacional, incluindo Ariana Grande, Gillian Anderson, Adriana Paz e Aubrey Plaza. Também foram chamados Mikey Madison, vencedora do Oscar de melhor atriz deste ano por Anora, e Kieran Culkin, premiado como melhor ator coadjuvante por A Verdadeira Dor.

Outras personalidades reconhecidas de Hollywood figuram entre os escolhidos, como Sebastian Stan e Jeremy Strong (O Aprendiz), Margaret Qualley (A Substância), Andrew Scott (Todos Nós Desconhecidos) e Jason Momoa (Duna). Também foram incluídos os diretores de No Other Land, documentário premiado com o Oscar, Yuval Abraham e Basel Adra.

Segundo a Academia, caso todos os 534 convites sejam aceitos, o total de membros — incluindo os eméritos — chegará a 11.120, sendo 10.143 com direito a voto. Com isso, a composição da instituição contará com 35% de mulheres, 22% de representantes de comunidades sub-representadas e 21% de membros internacionais.