Brasil – A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) afirmou que os parlamentares podem abdicar das emendas parlamentares para que o governo federal deixe de aumentar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Em debate à CNN com o senador Ciro Nogueira (PI-PP), Rosário criticou “privilégios fiscais” construídos por governos de direita e defendeu que não há “gastança” na gestão atual, mas sim “responsabilidade” com a população.

“Nós podemos abrir mão das emendas parlamentares para não precisar criar o IOF”. Anteriormente, Ciro Nogueira disse que o Congresso Nacional não se comprometeu em aprovar o aumento do IOF se não houvesse, em paralelo, um corte de gastos.

“Isso é uma falácia. Essa história de dizer que o IOF não afeta o bolso do contribuinte”, disse o senador.

Na quarta-feira (25), o Congresso derrubou o decreto que aumentava a cobrança do IOF. O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) foi aprovado primeiro na Câmara por 383 votos a favor e 98 contra.

O tema seguiu para o Senado, onde foi confirmado em votação simbólica. Com o resultado, os decretos do governo federal sobre o IOF perderam a validade e voltam a valer as regras anteriores sobre a aplicação do imposto.