Manaus – O Boi-Bumbá Garantido conquistou, nesta segunda-feira (30), o título de campeão do 58º Festival Folclórico de Parintins, realizado nos dias 27, 28 e 29 de junho, no município de Parintins (a 369 km de Manaus). Com o tema “Boi do Povo, Boi do Povão”, o bumbá vermelho e branco apresentou um espetáculo enraizado na cultura popular e na identidade amazônica, garantindo seu 33º título na história da disputa.

A apuração das notas foi realizada no Bumbódromo de Parintins. Os jurados avaliaram 21 quesitos por noite, divididos em três blocos: Bloco A (musicais e comuns), Bloco B (cenografia e coreografia) e Bloco C (artístico).

Na primeira noite, o Garantido superou o Caprichoso por 0,2 décimos, com 419,8 pontos contra 419,6. A vantagem se repetiu na segunda noite: 419,5 contra 419,3. O total da terceira noite não foi divulgado, mas o resultado final confirmou a vitória do Garantido com 1.259 pontos, contra 1.257 do rival.

Três noites de espetáculo amazônico

Na primeira noite, com o tema “O Ecoar das Vozes da Floresta”, o Garantido celebrou a diversidade da Amazônia, com destaque para a lenda “Tapyra’yawara” e o ritual indígena “Moyngo, A Iniciação Maragareum”.

A segunda noite trouxe a força das raízes populares no espetáculo “Garantido, Patrimônio do Povo”. O destaque ficou para o Ritual Ajié, conduzido pelo pajé Adriano Paketá, em uma apresentação vibrante da galera encarnada.

Na terceira e última noite, o bumbá vermelho e branco levou à arena o tema “Garantido, Boi do Brasil”, homenageando a cultura de todas as regiões do país. A apresentação teve momentos emocionantes, como a homenagem ao compositor Chico da Silva, a despedida do tripa Denildo Piçanã e a lenda “A Deusa das Águas”, com uma grandiosa alegoria de Glemberg Castro.

Outros destaques foram a figura típica regional, que exaltou as artesãs indígenas, e a presença da cunhã-poranga Isabelle Nogueira, em uma transformação cênica em arara. A noite também contou com o imponente Ritual Bahsesé, com esculturas em movimento assinadas por Antônio Cansanção.

Com o novo título, o Garantido amplia sua liderança no número de campeonatos do Festival de Parintins. A última vitória do boi encarnado havia sido em 2019. Os únicos anos sem disputa foram 2020 e 2021, devido à pandemia da Covid-19.