Durante visita ao Rio de Janeiro, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, esteve presente nesta quinta-feira (3) no lançamento do Edital Mãe Beata de Iemanjá, em cerimônia realizada no terreiro Ilê Axé Omiójuarô, em Nova Iguaçu (RJ). Ela esteve acompanhada da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

A iniciativa, promovida pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR), tem como objetivo apoiar terreiros e comunidades de matriz africana que atuam na promoção da justiça ambiental. O edital vai contemplar 54 projetos, já concluídos ou em andamento, liderados por povos e comunidades tradicionais de terreiro. As inscrições foram abertas nesta sexta-feira (4).

A seleção será feita de forma regionalizada, com duas iniciativas escolhidas por unidade da Federação, garantindo maior equilíbrio na distribuição do apoio às ações de base territorial e comunitária.

A ministra Anielle Franco destacou a importância do edital no contexto do debate climático:

— Este prêmio ganha ainda mais força em um ano de COP30, pois o MIR defende a inclusão de afrodescendentes e comunidades tradicionais nas discussões sobre meio ambiente e mudanças climáticas.