Manaus (AM) — O deputado federal Alberto Neto (PL-AM) responsabilizou diretamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre a importação de produtos brasileiros. Segundo o parlamentar, a medida anunciada pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump nesta quarta-feira (9) é consequência direta das atitudes do governo brasileiro na arena internacional.

“Só existe um culpado por essa tarifa dos EUA, o nome desse culpado se chama Luiz Inácio Lula da Silva”, afirmou Alberto Neto, ao citar que o petista “peitou” o então presidente Trump durante encontros do bloco BRICS.

O parlamentar também criticou outras declarações e ações de Lula em temas de política externa, incluindo suas falas sobre o conflito entre Irã e Ucrânia, além da visita recente à ex-presidente argentina Cristina Kirchner, condenada por corrupção. O encontro ocorreu durante a Cúpula do Mercosul, realizada em Buenos Aires.

“O Congresso precisa reagir para salvar a economia brasileira”, declarou o deputado.

A nova tarifa americana, que representa mais um capítulo da guerra comercial promovida por Trump, deve entrar em vigor no dia 1º de agosto. Em carta enviada ao presidente Lula, o republicano voltou a classificar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal como uma “caça às bruxas”, referindo-se ao processo por tentativa de golpe de Estado em 2022.

Veja o vídeo: