
O Partido dos Trabalhadores (PT) tem intensificado nas redes sociais a defesa da campanha de desdolarização do Brics — tema que vem gerando atritos com os Estados Unidos e foi um dos estopins para a tarifa de 50% imposta por Donald Trump contra o Brasil.
Neste domingo (13), o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou uma arte com um vira-lata caramelo — símbolo popular na internet — acompanhada da frase “Desdolarizai-vos! #OBrasiléSoberano”. Na legenda, o partido reforçou a mensagem: “Um novo tempo exige coragem para mudar. E o Brasil está pronto para liderar esse caminho.”
Na semana passada, na terça-feira (8), Trump já havia avisado que qualquer tentativa de enfraquecer a hegemonia do dólar enfrentará forte reação. O republicano ressaltou que os EUA lutarão para manter o dólar como moeda dominante no cenário global.
— Se alguém quiser contestar o dólar, pode tentar, mas vai pagar um preço alto. E duvido que estejam dispostos a isso — disse Trump.
A declaração do ex-presidente americano veio em resposta à fala de Lula durante o encerramento da cúpula do Brics, no Rio de Janeiro, em 7 de julho. Na ocasião, o presidente brasileiro afirmou que “ninguém determinou que o dólar seja a moeda padrão” do comércio mundial e defendeu a criação de uma moeda única para transações dentro do bloco.
— Ninguém determinou que o dólar é a moeda padrão. Em que fórum isso foi decidido? É claro que precisamos agir com cautela. Os nossos Bancos Centrais têm que debater isso com os de outros países. Mas é um processo sem volta. Vai avançando aos poucos, até se consolidar — afirmou Lula.