A mais recente pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (16), aponta que 53% dos eleitores brasileiros reprovam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Apesar de ter caído em relação ao levantamento de junho, o índice de desaprovação segue acima da aprovação, que está em 43%, mantendo uma tendência observada desde o início do ano.

A desaprovação é mais expressiva na Região Sul, onde chega a 61%. Entre os homens, 58% rejeitam a gestão petista, mesma taxa registrada entre os mais jovens, na faixa etária de 16 a 34 anos.

No recorte por escolaridade, a maior reprovação está entre quem concluiu o ensino médio: 62% não aprovam o governo. Já entre os entrevistados com renda superior a cinco salários mínimos, a rejeição também é alta, alcançando 61%.

O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e realizado pela Quaest entre 10 e 14 de julho. Foram entrevistadas presencialmente 2.004 pessoas, com 16 anos ou mais, em todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.