
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) entrou na Justiça contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), acusando-o de transfobia em postagens feitas nas redes sociais. A ação, protocolada na 1ª Vara do Juizado Especial Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo, pede uma indenização de R$ 20 mil por danos morais.
Além do ressarcimento financeiro, Erika solicita que a publicação ofensiva seja removida e que Eduardo seja proibido de fazer novas manifestações do mesmo teor.
A disputa começou após Erika publicar, em 10 de julho, um pedido para bloquear bens, contas bancárias, doações e perfis de Eduardo Bolsonaro, acusando-o de ter articulado a aplicação de uma tarifa de 50% dos Estados Unidos sobre exportações brasileiras. Segundo a deputada, o parlamentar incentivou ataques ao Brasil e estimulou movimentos para agradecer Donald Trump.
Três dias depois, Eduardo Bolsonaro reagiu chamando Erika Hilton de “João” em uma postagem que permanece no ar e foi anexada ao processo como prova de transfobia. Na publicação, ele ironizou: “Não sabia que o João havia pedido bloqueio dos meus bens. João, óh, futebol sábado hein! Não vai faltar”.