Com o novo pedido de impeachment apresentado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL) nesta quarta-feira (23), já somam 29 as tentativas de afastar o ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal desde 2021. Somente em 2025, esta é a sexta ação protocolada pedindo a saída do magistrado da mais alta Corte do país.

Apesar do volume de pedidos, nenhum avançou no Senado, atualmente presidido por Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Parlamentares da oposição cobram que Alcolumbre coloque o tema em pauta e o responsabilizam por manter os processos parados.

A iniciativa de Flávio Bolsonaro ocorre em meio a uma nova tensão entre Judiciário e bolsonaristas, após as medidas cautelares impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que ainda aguarda julgamento no caso da suposta tentativa de golpe. Paralelamente, o país também vive uma crise diplomática após os Estados Unidos, sob gestão de Donald Trump, anunciarem tarifa de 50% e ameaçarem retaliar uma possível prisão de Bolsonaro.

Aliados do ex-presidente acusam Alexandre de Moraes de perseguição política e decisões autoritárias. Em resposta, apoiadores de Bolsonaro organizam manifestações em todo o país para o dia 3 de agosto. Os atos pretendem criticar as investigações contra o ex-presidente, decisões do STF e o governo Lula (PT).