O rapper Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido como Oruam, de 25 anos, foi classificado como preso de alta periculosidade pelas autoridades do Rio de Janeiro. A avaliação consta na Guia de Recolhimento de Presos, elaborada pela Delegacia de Capturas da Polinter e enviada à Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

O documento o enquadra no terceiro nível mais elevado de risco, dentro de uma escala de quatro graus usada pelo sistema prisional do estado.

De acordo com a Polícia Civil, essa classificação leva em conta o potencial risco que o preso representa para a segurança pública. No caso de Oruam, a corporação destacou que ele é “declaradamente associado ao Comando Vermelho; utiliza sua residência para abrigar foragidos da Justiça; atentou contra policiais; e se refugiou na base da facção, incitando membros e simpatizantes contra as forças de segurança”.

O rapper se entregou à polícia na última terça-feira (22), um dia após a Justiça do Rio emitir mandado de prisão preventiva contra ele. Oruam é indiciado por sete crimes, incluindo tráfico de drogas, associação para o tráfico, resistência, desacato, dano, ameaça e lesão corporal. A principal acusação é que ele tentou impedir a apreensão de um adolescente conhecido como “Menor Piu”, suspeito de tráfico e roubo, durante uma operação policial na noite anterior.

Casos de presos com alto grau de periculosidade são avaliados pelo Conselho de Inteligência das Polícias do Estado do Rio de Janeiro (Cinperj), que considera fatores como reincidência, gravidade dos crimes, uso de violência, vínculo com organizações criminosas e comportamento na prisão.

Oruam está detido na Penitenciária Dr. Serrano Neves, no Complexo de Gericinó, Bangu 3.