
A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a crescer e, pela primeira vez em 2025, ultrapassou a taxa de desaprovação, segundo a pesquisa Latam Pulse divulgada nesta quinta-feira (31). De acordo com o levantamento, 50,2% dos brasileiros aprovam o petista, enquanto 49,7% o desaprovam.
O levantamento destacou que essa virada ocorreu em julho, mês em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil.
“No dia 13 de julho, a aprovação ainda era ligeiramente menor que a desaprovação, mas no dia 28 já havia ultrapassado”, detalhou o relatório.
Apesar da melhora, a avaliação negativa do governo Lula ainda soma 48,2%, enquanto 46,6% consideram a gestão ótima ou boa. Entre junho e julho, porém, as menções negativas caíram 3 pontos percentuais, e as positivas avançaram 5 pontos.
A pesquisa também indicou que, em julho, a percepção favorável sobre Lula (51%) superou a imagem negativa (48%), impulsionada pela piora na avaliação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que registrou aumento de 2 pontos em menções negativas.
Cenários eleitorais
No cenário eleitoral para 2026, o levantamento mostra Lula à frente de Bolsonaro pela primeira vez desde janeiro. Em uma disputa contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula lidera com 48,5% das intenções de voto.
O petista também aparece com vantagem sobre Michelle Bolsonaro, com 48,5% contra 29,7%. Segundo a pesquisa, Lula mantém ampla dianteira contra outros nomes da direita, como Romeu Zema, Ronaldo Caiado, Ratinho Jr. e Eduardo Leite.
A pesquisa ouviu 7.334 pessoas entre os dias 25 e 28 de julho, com margem de erro de 1 ponto percentual, para mais ou para menos.