
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) passará a usar tornozeleira eletrônica a partir desta segunda-feira (4), por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida foi imposta depois que o parlamentar viajou aos Estados Unidos usando passaporte diplomático, desrespeitando ordem do STF que havia mandado cancelar e recolher seus documentos de viagem.
A tornozeleira foi colocada logo após o retorno de Marcos do Val ao Brasil. Agentes da Polícia Federal (PF) abordaram o senador no Aeroporto de Brasília, nas primeiras horas da manhã, e o conduziram ao Centro Integrado de Monitoração Eletrônica, órgão da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal, responsável pela instalação do equipamento. Ele estava acompanhado de seu advogado, Iggor Dantas.
O senador é investigado por, supostamente, ter promovido campanha nas redes sociais contra policiais federais envolvidos nas apurações sobre uma tentativa de golpe de Estado. Em agosto de 2024, o STF já havia determinado a apreensão de seu passaporte e o bloqueio de suas contas em redes sociais como parte do inquérito.