Brasil – O X (antigo Twitter) foi à loucura nesta terça-feira (5) com fotos e vídeos de um deputado que apareceu com o rosto todo coberto por esparadrapos. O personagem da vez é José Medeiros (PL-MT), que resolveu tapar a boca, os olhos e os ouvidos em pleno plenário da Câmara dos Deputados. A cena viralizou na hora e virou chacota nas redes sociais.

José Medeiros faz parte do grupo de cerca de 15 deputados bolsonaristas que ocupam a Mesa da Presidência da Câmara em protesto. Mas quem realmente chamou atenção foi ele, o deputado com esparadrapo de Mato Grosso.

A assessoria do deputado ainda não explicou o motivo da ação com esparadrapos no rosto.

O que eles querem?

O protesto que tinha o deputado com esparadrapo como protagonista é uma espécie de pressão pública para forçar a votação do que eles chamam de “pacote da paz” que, apesar do nome pacífico, veio com tom de ultimato.

A lista de exigências inclui a anistia geral para os envolvidos no 8 de Janeiro, o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), e o fim do foro privilegiado por meio de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição).

A mensagem foi de que, se essas pautas não andarem, nada mais anda no Congresso. A manifestação veio logo depois da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, decretada por Moraes.