
O incêndio que atinge o Distrito Industrial II, na zona Leste de Manaus, desde a tarde de terça-feira (5), causou sérios danos à estrutura da Valfilm da Amazônia, empresa especializada na produção de filmes plásticos. As chamas também atingiram o galpão da vizinha Effa Motors, fábrica de veículos instalada ao lado.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), o fogo segue ativo e o combate já ultrapassa 20 horas. A presença de materiais altamente inflamáveis e tóxicos — como plásticos industriais, pneus, combustíveis e veículos — tem dificultado o controle das chamas.
A operação conta com o empenho de 148 bombeiros e 26 viaturas especializadas, entre elas unidades de combate direto, transporte de pessoal e resgate. O acionamento ocorreu às 12h10 de terça, e a primeira viatura chegou ao local do incêndio por volta das 12h22.
Para conter o avanço do fogo, estão sendo utilizados, além de água, Líquido Gerador de Espuma (LGE) e uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), que auxilia na identificação de focos ativos e pontos críticos.
A ocorrência segue em andamento, e o CBMAM informou que novas atualizações serão repassadas após a conclusão dos trabalhos no local.