
Enquanto seguem os trabalhos de contenção do incêndio que atinge o galpão das empresas Effa Motors e Valfilm da Amazônia, no Distrito Industrial 2, em Manaus, o Corpo de Bombeiros do Amazonas fez um apelo à população nesta quarta-feira (6). A corporação agradeceu o apoio e a solidariedade recebida, mas reforçou que não está pedindo nenhum tipo de doação financeira para as operações.
“Temos recebido muitas mensagens de apoio, e isso é muito importante para todos os militares empenhados nessa ocorrência de grande proporção. No entanto, queremos alertar que não há necessidade de doações neste momento e que não solicitamos ajuda por meio de PIX, vaquinhas virtuais ou redes sociais”, disse um porta-voz dos bombeiros.
A corporação também pediu que a população não caia em golpes disseminados por pessoas mal-intencionadas que usam a tragédia para obter vantagem financeira. “Todo o suporte logístico aos bombeiros é garantido pelo Governo do Estado. Qualquer iniciativa de arrecadação que envolva dinheiro, especialmente online, não tem vínculo com o Corpo de Bombeiros do Amazonas”, reforçou.
O incêndio teve início por volta das 12h de terça-feira (5) e continua nesta quarta (6). As chamas consumiram o galpão compartilhado pelas duas empresas. Relatos de trabalhadores indicam que o fogo teria começado após faíscas de solda atingirem um produto químico na linha de produção da Effa Motors, que montava caminhões no local. Cem veículos estavam na área atingida. O fogo se espalhou rapidamente e atingiu também a Valfilm da Amazônia, empresa do ramo de plástico.
Até o momento, os danos ainda não foram calculados.