
No domingo (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compartilhou nas redes sociais o plantio de uma muda de baobá no terreno do Palácio da Alvorada, em Brasília (DF), residência oficial da Presidência. Lula explicou que a árvore simboliza um alerta para que os futuros presidentes tenham “juízo”.
“Estamos presenteando a mãe natureza com uma planta chamada baobá, que carrega muita história e a ancestralidade do nosso povo africano. É um símbolo de vida, resistência, força, saúde e alegria”, declarou o presidente.
Ele também expressou a expectativa de que a árvore cresça forte no Palácio da Alvorada, inspirando os ocupantes do cargo a agir com responsabilidade e empenho para fazer o Brasil crescer na mesma proporção da planta.
Os baobás podem atingir até 30 metros de altura, com troncos que chegam a sete metros de diâmetro.
“Quem tocar nessa árvore sairá daqui mais ajuizado. É essa a intenção do plantio”, acrescentou Lula.
Mais cedo, a primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, publicou um vídeo no Instagram ao lado do presidente, onde conversam sobre frutas. Lula comentou que os cajueiros do Palácio não dão frutos e pediu que seguidores enviem mudas de cajueiro, sapotizeiro e umbuzeiro.
“Vou plantar tudo aqui para que quem morar no Alvorada tenha fartura de frutas típicas do Nordeste para saborear”, concluiu.