
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou nas redes sociais um vídeo em que planta uvas no Palácio do Alvorada, residência oficial do chefe do Executivo. A gravação, divulgada no fim da noite de sábado (16), foi usada pelo petista para enviar recados ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que aplicou tarifa de 50% sobre algumas exportações brasileiras, incluindo a uva.
Segundo Lula, a produção da fruta poderá ser redirecionada para a merenda escolar, aproveitando alimentos que perderam competitividade no mercado internacional devido às tarifas.
— Não adianta o presidente Trump taxar nossa uva. Se necessário, ela vai para a merenda escolar — disse Lula, ajoelhado no gramado do Alvorada, com as mãos sujas de terra. A variedade escolhida foi a Vitória.
O presidente também expressou o desejo de que Trump visite o Palácio do Alvorada e conheça o “Brasil verdadeiro”, destacando que os brasileiros têm cordialidade com todos os países, incluindo Estados Unidos, Rússia, China e Venezuela.
— Estou plantando comida, não plantando violência ou ódio. Espero que um dia possamos conversar, presidente Trump, para que o senhor conheça a qualidade do povo brasileiro — afirmou.