
O governo da Venezuela solicitou apoio ao secretário-geral da ONU, António Guterres, diante da escalada de tensões com os Estados Unidos.
O pedido foi feito pelo chanceler Yván Gil, que se reuniu com o coordenador residente da organização no país, Gianluca Rampolla. Segundo o ministro, a presença de navios de guerra norte-americanos no Caribe representa uma ameaça à paz e uma tentativa de justificar ataques contra Caracas.
Washington acusa Nicolás Maduro de chefiar o chamado Cartel de los Soles, suposta rede de tráfico de drogas designada como organização terrorista internacional em julho. Na ocasião, os EUA também aumentaram a recompensa por informações que levem à captura do presidente venezuelano para US$ 50 milhões.
O governo de Maduro rejeita as acusações e afirma que o cartel não existe, classificando as alegações como parte de uma estratégia para legitimar ações militares contra o país. Em resposta, Caracas convocou cidadãos para se inscreverem na Milícia Bolivariana, criada em 2005 por Hugo Chávez.