
Ariel Lubliner, brasileiro que servia como sargento no Exército de Israel, morreu neste sábado (30) durante combates no sul da Faixa de Gaza. A informação foi confirmada pelo ministro da Defesa israelense, Israel Katz, em publicação no X. Lubliner tinha 34 anos, era casado e deixou um filho de nove meses.
Segundo Katz, o brasileiro imigrou para Israel “por amor à terra”, foi convocado após os ataques de 7 de outubro de 2023 e desde então atuava na defesa do país. O ministro agradeceu seus serviços e prestou condolências à família.
Nos últimos dias, Katz também protagonizou embates diplomáticos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele acusou o chefe do Executivo brasileiro de desrespeitar a memória do Holocausto, chamando-o de “vergonha”, “persona non grata”, “antissemita” e “apoiador do Hamas”.
Em nova publicação em português, Katz afirmou que Lula teria se revelado “antissemita declarado” ao retirar o Brasil da IHRA, organismo internacional voltado ao combate ao antissemitismo. O ministro declarou ainda que Israel “saberá se defender contra o eixo do mal do islamismo radical, mesmo sem a ajuda de Lula e seus aliados”.