
O dólar subiu 0,07%, cotado a R$ 5,41, nesta segunda-feira (8/9), mostrando estabilidade frente ao real. Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira (B3), fechou em queda de 0,59%, aos 141.791 pontos.
Bruno Shahini, especialista em investimentos da Nomad, destaca que, apesar de pequeno, o avanço do dólar no mercado doméstico contrasta com o cenário internacional, onde a moeda americana recuou diante da expectativa de cortes sequenciais de juros pelo Federal Reserve (Fed) até o fim do ano.
“No Brasil, a pressão veio da percepção de maior risco político e fiscal, levando investidores a buscar proteção cambial em meio à cautela que marca o início de uma semana cheia de indicadores, como o IPCA local e índices de inflação nos EUA”, explica Shahini.
O analista acrescenta que o Ibovespa perdeu força após alta inicial, pressionado pela desaceleração do petróleo e pela queda das ações de grandes bancos. “Os juros futuros acompanharam a valorização do dólar, refletindo um sentimento mais defensivo no pregão de hoje”, completa.