Manaus – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido sob aplausos e gritos de apoio ao chegar à Universidade Federal do Amazonas (UFAM), nesta terça-feira (9), em Manaus, para participar da cerimônia de implementação do Programa União com Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais.

O evento, que integra a agenda oficial do presidente na capital amazonense, contou com a assinatura de dois contratos estratégicos. O primeiro, firmado entre o BNDES e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), prevê R$ 150 milhões para apoiar 48 municípios prioritários no combate ao desmatamento, incluindo Apuí, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Itapiranga, Manicoré e Maués. Já o segundo contrato, entre o BNDES e o Memorial Chico Mendes, garantirá a execução do projeto Sanear Amazônia, voltado ao saneamento básico em comunidades da região.

De acordo com o governo, o programa atuará em prevenção, monitoramento, controle e redução do desmatamento, além de investir em regularização ambiental e fundiária, fortalecendo a proteção das áreas nativas e incentivando o desenvolvimento sustentável.

Durante a chegada de Lula à UFAM, vídeos registraram o presidente sendo ovacionado por estudantes, que entoaram palavras de apoio e também o coro “sem anistia”, em referência ao projeto que tramita no Congresso sobre perdão a envolvidos nos atos de 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Mais cedo, Lula inaugurou o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), voltado ao enfrentamento de crimes ambientais, tráfico de drogas, armas e outros ilícitos transnacionais.

VEJA AQUI!!!