A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria mecanismos para dificultar investigações contra parlamentares foi aprovada na noite desta terça-feira (16), com apenas três dos oito deputados do Amazonas votando contra a medida.

Nos dois turnos da votação, a proposta recebeu ampla maioria: 353 a 134 no primeiro turno e 344 a 133 no segundo. Entre os parlamentares do Amazonas, apenas Sidney Leite (PSD), Átila Lins (PSD) e Amom Mandel (Cidadania) se posicionaram contrários. Os demais deputados da bancada estadual — Pauderney Avelino (União Brasil), Silas Câmara (Republicanos), Adail Filho (Republicanos), Capitão Alberto Neto (PL) e Fausto Santos Jr. (União Brasil) — apoiaram a PEC.

A medida, criticada por especialistas e setores da imprensa, cria uma espécie de “blindagem” aos parlamentares, já que só poderão ser processados se a própria Casa Legislativa autorizar a investigação. O voto contrário de Amom Mandel se destaca como uma rara posição de resistência dentro da bancada do Amazonas, que em sua maioria reforçou a proteção legal aos colegas.