
Manaus – Neste domingo (21), Manaus receberá uma manifestação organizada por movimentos de esquerda contra o Projeto de Lei (PL) 2162/2023 — que prevê anistia a condenados e investigados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 — e contra a chamada “PEC da Blindagem”, proposta que amplia a proteção judicial de parlamentares, dificultando a abertura de processos criminais e prisões de deputados e senadores.
O ato está marcado para as 8h, na faixa liberada da Avenida Getúlio Vargas, com caminhada pelas principais ruas do Centro da capital amazonense. Inicialmente, a concentração seria às 9h, na Praça da Saudade, mas houve alteração. A mudança foi destacada pela deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) em suas redes sociais.
Embora apresentado como uma grande mobilização nacional em defesa da democracia, o protesto é alvo de críticas e divisões. Organizado por estudantes, entidades civis e partidos alinhados ao governo Lula, o movimento busca reforçar a narrativa de resistência política, mas enfrenta resistência de parte da população, que enxerga na iniciativa uma tentativa de capitalização em ano pré-eleitoral.
A mobilização ocorre em diversas capitais do país, como Porto Velho (RO), Macapá (AP), Belém (PA), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Recife (PE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Rio de Janeiro (RJ).
Entre as personalidades que declararam apoio ao movimento estão artistas como Caetano Veloso, Daniela Mercury e Anitta.