
Brasil – A percepção dos brasileiros sobre o noticiário envolvendo o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou melhora em setembro em comparação a julho, segundo a pesquisa Pulso Brasil/Ipespe divulgada nesta quinta-feira (25). O levantamento entrevistou 2.500 pessoas em todas as regiões do país entre os dias 19 e 22 de setembro.
De acordo com a CNN Brasil, que publicou os resultados, a pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e intervalo de confiança de 95,45%. Os dados mostram que 38% dos entrevistados avaliam que as notícias recentes sobre o governo foram favoráveis, enquanto 35% as consideram desfavoráveis. Outros 19% julgaram que as informações foram neutras, e 7% não souberam ou preferiram não responder.
Temas mais lembrados pelos brasileiros
O levantamento também questionou os participantes sobre quais notícias ligadas ao governo Lula tiveram mais repercussão nas redes sociais, na televisão, no rádio, nos jornais e na internet. Cada entrevistado pôde mencionar mais de um tema.
Entre os assuntos mais lembrados, destacaram-se:
Tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump: 9%
Roubo no INSS: 5%
Posicionamento de Lula sobre o tarifaço: 4%
PEC da blindagem (com posicionamento contrário do presidente): 4%
Vale Gás: 3%
Programas sociais: 2%
Condenação de Jair Bolsonaro: 2%
Redução do imposto de renda para salários de até R$ 5 mil: 1%
Queda do desemprego: 1%
Questões ligadas à saúde, inflação, Bolsa Família, novos acordos comerciais e investimentos em energia solar: 1% ou menos
O instituto reforçou que a pesquisa foi realizada antes do discurso de Lula na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, e das manifestações ocorridas em 21 de setembro, portanto, esses eventos não influenciaram os resultados.






