A Seleção Brasileira perdeu para o Japão por 3 a 2, de virada, na manhã desta terça-feira (14), no Ajinomoto Stadium, em Tóquio. O resultado marcou a primeira derrota da história do Brasil para os japoneses.

Os gols da equipe comandada por Carlo Ancelotti foram marcados ainda no primeiro tempo, por Paulo Henrique e Gabriel Martinelli. Na etapa final, Minamino, Fabrício Bruno (contra) e Ueda garantiram a virada dos donos da casa.

Com o revés, o Brasil segue sem alcançar 100% de aproveitamento em uma Data Fifa desde outubro de 2024, quando venceu Chile e Peru sob o comando de Dorival Júnior. Desde que assumiu o cargo em junho, Ancelotti soma três vitórias, um empate e duas derrotas — desempenho de 55,5%.

No duelo em Tóquio, o técnico promoveu mudanças em relação à equipe que goleou a Coreia do Sul na última sexta (10). O time titular teve Hugo Souza; Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Beraldo e Carlos Augusto; Casemiro, Bruno Guimarães, Luiz Henrique, Lucas Paquetá, Vinicius Júnior e Gabriel Martinelli.

Após um início de pressão japonesa, o Brasil abriu o placar aos 26 minutos, em jogada trabalhada entre Paquetá e Bruno Guimarães, finalizada por Paulo Henrique. Pouco depois, aos 32, Martinelli ampliou após lançamento de Paquetá.

Na etapa final, os japoneses reagiram. Minamino aproveitou erro de Fabrício Bruno para descontar, e o próprio zagueiro acabou marcando contra no lance seguinte, empatando o jogo. Aos 26 minutos, Ueda completou de cabeça após escanteio e decretou a virada.

O Brasil volta a campo em novembro para disputar dois amistosos contra seleções africanas na Europa. Esses serão os últimos compromissos da Seleção em 2025, antes do início da preparação para a Copa América.