Na última segunda-feira (20/10), o governador Wilson Lima anunciou que o Amazonas está oficialmente autorizado a realizar transplantes de fígado. A habilitação foi publicada pelo Ministério da Saúde por meio da portaria Nº 3.331, permitindo que os procedimentos sejam realizados no Hospital Delphina Aziz, referência em média e alta complexidade na região Norte. A medida amplia o acesso da população a tratamentos especializados, somando-se aos transplantes de rim e implantes cocleares realizados pela rede estadual desde 2023.

“Mais uma conquista histórica. O Ministério da Saúde acaba de autorizar o transplante de fígado no Hospital Delphina Aziz. Nossas equipes já estão preparadas para realizar o primeiro procedimento com o padrão Delphina, que estamos levando para toda a rede estadual”, afirmou Wilson Lima.

O Hospital Delphina Aziz possui estrutura completa para os transplantes, incluindo equipes multidisciplinares, centros cirúrgicos e suporte de UTI. Nos últimos meses, o estado se preparou para garantir segurança no procedimento, revisando fluxos internos, estoques de hemocomponentes, fortalecendo a captação de doadores e pactuando rotas entre hospitais da rede pública.

A secretária de Saúde, Nayara Maksoud, afirmou que o hospital está pronto para realizar o primeiro transplante assim que houver um doador disponível. “O ambulatório hepático já está em funcionamento, com pacientes organizados na fila de transplantes. Temos protocolos, equipamentos, insumos e equipe qualificada. Com a habilitação, estamos prontos para iniciar o procedimento na primeira oportunidade”, destacou.

O Amazonas já possui histórico em transplantes de rim, córnea e implante coclear. Desde 2019, foram realizados cerca de 631 transplantes de córnea, e desde 2023, 223 transplantes renais e mais de 80 implantes cocleares, representando um crescimento de três vezes a média de procedimentos em relação a 2022, quando os transplantes eram realizados apenas pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD).