A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu que, em 2026, a Amazonas Energia poderá repassar até 78,3% das perdas não técnicas — como furtos de energia e adulterações de medidores — para a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC). O restante deverá ser absorvido pela própria distribuidora.

O percentual, um dos menores entre as dez concessionárias subsidiadas pela CCC, reflete o alto nível de perdas no Amazonas, que em 2024 registrou o segundo maior índice do país, atrás apenas da Light (RJ). No ano passado, as perdas da Amazonas Energia chegaram a R$ 769,7 milhões.

Enquanto outras distribuidoras, como Energisa Rondônia e Roraima Energia, poderão cobrir até 100% das perdas, o fator de 0,783 imposto à Amazonas reforça a preocupação da Aneel com o volume de furtos e fraudes na rede elétrica do estado.