A Prefeitura de Itacoatiara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última sexta-feira (07/11), uma importante ação educativa no Centro Municipal de Referência ao Autismo, em parceria com os acadêmicos de Medicina da Faculdade Afya.

A atividade teve como foco principal a prevenção de engasgos e a orientação sobre primeiros socorros, levando conhecimento essencial aos pais e responsáveis por crianças atendidas pelo Centro.

“Essa ação é fundamental para orientar as famílias sobre como agir de forma correta e segura. Uma simples manobra pode fazer toda a diferença, seja com uma criança atípica, um idoso ou um adulto”, destacou Michel, Coordenador do Centro do Autismo.

A proposta, segundo Michel, é que o aprendizado ultrapasse os portões do Centro e alcance os lares, os bairros e toda a sociedade.

“Queremos que esse conhecimento chegue às casas das famílias itacoatiarenses, promovendo mais segurança e preparo para lidar com emergências”, completou.

Durante a ação, os acadêmicos de Medicina compartilharam técnicas e orientações práticas sobre emergências. O acadêmico Jhoselito Júnior, do 7º período de Medicina da Faculdade Afya, destacou que a iniciativa faz parte do Projeto Brigada Curumim Cunhantã, que leva conhecimentos de primeiros socorros para a população.

“Nesta oportunidade, mostramos aos pais como agir em situações de emergência, como em casos de parada cardiorrespiratória, ensinando a fazer massagem cardíaca, manobras de desengasgo, além de orientações sobre afogamentos, crises epilépticas e convulsivas, e queimaduras. Nosso objetivo é ensinar o manejo correto e desmistificar práticas populares que podem agravar os casos”, explicou Jhoselito.

A ação também reforça a importância da Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018), que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários de escolas públicas e privadas. A legislação foi criada para garantir que mais pessoas saibam agir corretamente em situações de emergência, contribuindo para salvar vidas e prevenir acidentes.

Em funcionamento há um ano e meio, o Centro Municipal de Referência ao Autismo já realizou mais de 14 mil atendimentos, oferecendo suporte multiprofissional a crianças e famílias do município. Atualmente, o espaço conta com: psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, educador físico, musicoterapeuta e neuropediatra, que atuam de forma integrada no cuidado e acompanhamento dos pacientes.

Com três novas salas em fase de implantação e uma reforma estrutural para ampliar a área externa, o Centro se prepara para ampliar sua capacidade de atendimento até 2026, reforçando o compromisso da Prefeitura de Itacoatiara com a inclusão, o cuidado e a qualidade de vida das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.