
A Equipe Urutau AeroDesign, da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), alcançou destaque nacional ao conquistar dois importantes resultados na Competição SAE BRASIL AeroDesign 2025: 3º lugar na avaliação de Projeto, que abrange vídeo de voo, apresentação oral e relatórios técnicos. O grupo também conquistou o 3º lugar na classificação geral. O evento, realizado em São José dos Campos (SP), reuniu equipes universitárias de todo o Brasil e do exterior, e é reconhecido por seu alto nível técnico e por incentivar a inovação em engenharia aeronáutica.
Desafio e desenvolvimento do projeto
A edição de 2025 manteve o desafio de projetar uma aeronave capaz de transportar carga e executar missões com precisão, que inclui o lançamento de uma aeronave secundária. O modelo desenvolvido pela Urutau foi concebido e validado por meio de análises computacionais, simulações aerodinâmicas, ensaios estruturais e testes de voo, que segue metodologias utilizadas na indústria aeronáutica. Cada etapa foi planejada e executada dentro de um processo rigoroso de desenvolvimento técnico, marca consolidada no trabalho da equipe.
Orientação, liderança e trabalho coletivo
De acordo com o Prof. Dr. Antônio Kieling, coordenador do Uratau, o resultado representa a consolidação dos projetos de extensão com foco interdisciplinar, nos quais estudantes de diferentes áreas aplicam metodologias profissionais de gestão, semelhantes às utilizadas em grandes projetos industriais. “É uma experiência prática que diferencia a formação em engenharia da UEA, preparando profissionais altamente competitivos. Estar entre as melhores equipes do país, superando inclusive instituições com curso de Engenharia Aeronáutica, é motivo de grande orgulho”, disse.
O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, parabenizou os estudantes e docentes envolvidos no projeto. “A Urutau AeroDesign é um exemplo do potencial da UEA em unir ensino, pesquisa e extensão. O resultado alcançado na SAE BRASIL demonstra a excelência e a força da nossa engenharia, que faz com que o mundo todo conheça a capacidade da nossa comunidade acadêmica de competir em nível internacional com projetos de alto impacto”, afirmou.
Realidade única na região Norte
A Urutau AeroDesign se destaca por ser a única equipe da região Norte a competir na categoria. O projeto assume caráter multidisciplinar ao reunir estudantes de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia de Produção, Engenharia da Computação e Meteorologia. Essa diversidade de áreas garante uma abordagem ampla e permite a execução de tarefas que envolvem desde cálculos aerodinâmicos e análises estruturais até integração eletrônica, telemetria e gestão de projeto.
Sobre a Urutau AeroDesign
A Urutau AeroDesign é um projeto de pesquisa e extensão da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), fundado oficialmente em 2013. O grupo tem como objetivo promover o desenvolvimento aeronáutico no Amazonas e oferecer aos estudantes uma formação prática voltada à concepção, construção e validação de aeronaves experimentais de pequeno porte.
A equipe participa anualmente da Competição Sae Brasil AeroDesign, maior evento da modalidade na América Latina, e é hoje o maior projeto de aerodesign da região Norte. Além de representar a UEA em âmbito nacional, a Urutau atua como um espaço de aprendizado e experimentação técnica e incentiva a colaboração, a autonomia e o compromisso com a engenharia.







